A História
A Construtora Estradas do Douro surge no ano de 2008 às mãos de um dos atuais mentores do projeto, Fernando Cardoso, que com uma larga experiência no sector da construção civil, nacional e internacional, relança um velho projeto que se inicia em 1998 numa sociedade especializada em infraestruturas e construção.
Com sede em Cinfães do Douro, esta sociedade destacou-se em inúmeras subempreitadas, sendo de referenciar os trabalhos executados no acesso ao Estádio do Dragão, nomeadamente as infraestruturas de saneamento, águas pluviais e pavimentação, ou ainda a execução de infraestruturas de abastecimento de água e saneamento no troço da N222 em Castelo de Paiva, compreendendo uma extensão superior a 19 km de conduta. No Aeroporto Sá Carneiro executaram-se as infraestruturas de águas pluviais, entre outros trabalhos.
Paralelamente, iniciam-se projetos de grande magnitude na Áustria como a construção do Gasometer em Viena e a Torre de Controlo do Aeroporto Internacional de Viena, nas especialidades de cofragem e betão. Na Inglaterra, foram executados os maciços para os poços da refinaria Corus Sunthorpe e na Espanha iniciam-se diversos trabalhos na área das estruturas metálicas e da construção.
Em 2009 Fernando Cardoso abraça o projeto sozinho, batizando-o de Construtora Estradas do Douro, tendo como inspiração as verdes encostas do Rio Douro e os trabalhos em que a empresa se especializa: as infraestruturas e a pavimentação.
Novos projetos surgem a nível nacional com vários parceiros como a Ernesto Alves Pinto, tendo sido executados 8 km de conduta de saneamento em Montemor-o-Velho; com a Mota Engil, em Carrazeda de Ansiães, executaram-se 10 km de canal técnico SOS, passagens hidráulicas, águas pluviais, infraestruturas elétricas; com a Patrícios SA procedeu-se à demolição e reconstrução de escolas em Beja e Oeiras no âmbito do Parque Escolar e ainda à execução de infraestruturas de saneamento na Vila da Feira; com a Zagope, Marques e Mota Engil executam-se 19 km de infraestruturas e outras obras de arte na ligação da Praia da Vitória a Angra do Heroísmo nos Açores.
Internacionalmente a empresa continua a desenvolver trabalhos na área da execução de edifícios em betão, sendo atualmente reconhecida nesse campo e mencionada em várias publicações austríacas face à qualidade da execução dos trabalhos e cumprimento de prazos.
Após a década dos anos 90, face à crise no sector da construção, a administração decide lançar-se no domínio das obras públicas em Portugal, tendo para isso reforçado os seus quadros técnicos e investido em equipamentos capazes de potenciar a qualidade dos serviços executados.
Em 2014, Ricardo Cardoso junta-se ao projeto iniciado pelo seu pai, assumindo atualmente a administração das várias empresas nacionais que constituem a Construtora Estradas do Douro, e em conjunto, desenvolvem hoje empreitadas a nível nacional e internacional, em países como a Áustria, a França, Martinica e Inglaterra.




